Publicidade

Publicidade

sexta-feira, 27 de abril de 2012

MORADORES AFIRMAM QUE MAGNESITA POLUI VILA

Moradores da Vila Presidente Vargas, em Brumado, convidaram a imprensa local na manhã de quarta-feira (25) para reclamarem da empresa Magnesita S/A. De acordo com eles, a empresa está poluindo a Vila, pois o pó que sai das chaminés e prejudica a população. “Tem gente que está comprando remédio por causa desse problema. Vai ter que vender a casa e mudar para Brumado por conta dessa poluição, e são muitos moradores pensando assim”, comentou um deles, afirmando que a situação fica ainda pior à noite. O morador disse ainda que já houve uma reunião com a diretoria da Magnesita em que ficou acordado que a empresa iria resolver o problema. “Ele [um diretor da empresa] disse que os filtros estão quebrados e que vão colocar novos. Mas enquanto isso o povo sofre. Não podemos lavar um carro, lavar a casa, pois a quantidade de pó branco é grande”, completou. Outro residente da Vila desafiou qualquer pessoa a olhar os telhados da casa para confirmar a sujeira, já que estão todos tomados pelo pó. “Até as crianças que estudam na escola, na parte de cima, estão tendo problemas respiratórios por causa da poluição. Quando não estão na escola, não sentem problemas, mas basta voltar para escola que fica ruim para respirar por causa do pó”, reclamou. Ao final, ele disse que muitas pessoas já procuraram a Magnesita pedindo a solução do caso, mas nada tem sido feito. Fonte Brumado Agora

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Macaúbas: Deputado Jean Fabrício reafirma apoio a Robinho

O blog publicou ontem (24) matéria na qual o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, Jonas Paulo, afirma que o PCdoB marchará unido com o prefeito Amelinho e com o seu pré-candidato, Zezinho. Mencionada declaração causou polêmica nos bastidores da política macaubense, visto que o deputado Jean Fabrício tinha dito anteriormente que o seu partido, PCdoB, apoiaria o pré-candidato a prefeito Robinho. Em contato com o Blog do Glauber, hoje, o deputado Jean Fabrício reafirmou que o PCdoB dará total apoio ao pré-candidato do Partido Progressista, Róbinson Nunes (Robinho), nas eleições deste ano no município de Macaúbas, desmentindo as informações de Jonas Paulo. Confira a Nota Pública enviada ao blog, assinada pelo presidente do PCdoB de Macaúbas, Rogério Vaz; pelo dirigente estadual do partido na região, Gilmar Bomfim e pelo deputado Jean Fabrício (PCdoB):
NOTA PÚBLICA
Em função da repercussão nos meios de comunicação da declaração inverídica do presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, nesta manhã (25/04), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Município de Macaúbas, em consonância com a direção estadual do PCdoB da Bahia, reafirmam o apoio a pré-candidatura de Róbinson Nunes (PP) a prefeito do município, buscando a unidade dos partidos da base de Wagner e Dilma, objetivando a construção de um governo progressista, democrático e comprometido com o desenvolvimento do município e com a melhoria da vida das pessoas.
Macaúbas (BA), 25 de abril de 2012.
Rogério Vaz Neves
Presidente Municipal do PCdoB
Jean Fabrício Falcão
Deputado Estadual
Comissão Política da Direção Estadual do PCdoB
Gilmar Bomfim Santos
Direção estadual do PCdoB.
Fonte: Blog do Glauber

Conferência Territorial do Meio Ambiente do Sertão Produtivo e Bacia do Paramirim

O município de Brumado recebe, nesta quinta-feira (26), a etapa territorial da 3ª Conferência do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). No encontro,  serão representados os Territórios de Identidade do Sertão Produtivo e da Bacia do Paramirim, com o intuito de debater aspectos ligados a Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos, Biodiversidade, Florestas, Descentralização e Desconcentração da Gestão Ambiental e Regulação e Qualidade Ambiental. Em contato com o Blog do Glauber, a representante da Secretaria Executiva dos Colegiados Ambientais do Estado da Bahia, Iala Queiroz, salientou a importância de se mobilizar a população para comparecer à conferência que será realizada amanhã em Brumado, no Centro Estadual de Educação Profissional e Meio Ambiente (Colégio Modelo), Bairro das Flores, a partir das 8h.
Fonte: Blog do Glauber

Eleições em Macaúbas: Jonas Paulo diz que PCdoB marchará com grupo de Amelinho

Há poucos dias, o deputado Jean Fabrício anunciou que o PCdoB, seu partido, apoiaria o grupo oposicionista em Macaúbas, liderado pelo pré-candidato a prefeito, Robinho. Todavia, os rumos dos comunistas na política macaubense parecem estar mudando, visto que o presidente do Diretório Regional da Bahia do Partido dos Trabalhadores, Jonas Paulo, afirmou que o PCdoB marchará unido com o prefeito Amelinho, logo, com o seu pré-candidato, Zezinho. Jonas comemora o resultado da reunião ocorrida hoje: “que bom reunir PT, PSB e PCdoB com o prefeito Amelinho no meu gabinete e saber que estaremos juntos nas eleições”.
Fonte: Blog do Glauber

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Caetité: Acidente gravíssimo na BR 030 deixa quatro mortos.

O acidente ocorreu na tarde do domingo (22), por volta das 17:30h, na altura do Km 25 da BR 030, próximo ao ponto de manga, quando um Uno Mille Fire branco da cidade de Conceição de Aparecida, Minas Gerais, invadiu a contra mão e chocou de frente com um caminhão Mercedes Benz de Guanambi, carregando de botijões de gás de cozinha.

O caminhão conduzido por Amaro Vieira Silva, 60 anos, natural de São Felix do Coribe que nada sofreu na batida. Segundo Sr. Amaro que viajava sentindo a Jequié, o Fiat Uno trafegava na contra mão em alta velocidade, ao perceber que o motorista não retornaria para sua pista, o caminhoneiro tentou parar o veículo pisando nos freios, mas não houve tempo para evitar a colisão.

O dois veículos acabaram se chocando violentamente, levando a óbito quatro dos cinco ocupantes do uno. São eles: Luana de Oliveira Magalhães, menor de apenas 17 anos, residente a Rua Cônego Bastos, Bairro Barroquinha; Marcos André dos Santos, 39 anos; Gilmarco de Souza Santos, 28 anos, condutor do Fiat Uno e Edilúcio Souza Santos, todos residentes a Rua Luis Bento, Bairro Ovídio Teixeira. Já a jovem Patrícia Rebouças de Novais, de aproximadamente 18 anos, foi transferida a Vitória da Conquista para o Hospital de Base em estado gravíssimo e até a publicação desta nota, a informação era de que seu estado era estável.

A Polícia Militar foi acionada e juntamente com o Chefe de Investigação da Polícia Civil Humberto Alves, averiguou os fatos e comandou toda a operação de retirada dos veículos. A polícia técnica de Guanambi esteve no local e fez o levantamento cadavérico das vítimas que foram encaminhadas para o DPT de Guanambi para perícia.  

Segundo o chefe de investigações da Polícia Civil Humberto Alves, Luana de Oliveira, Marcos André e Edilúcio Souza tiveram mortes instantâneas e Gilmarco de Souza foi socorrido pelo Samu 192 com vida, vindo a falecer no hospital de Caetité.O véiculo Uno parou o velocimentro em 160 KM por hora.

 

Populares informaram ainda, que os passageiros do Uno estavam retornando de um torneio de futebol pelas redondezas e que os mesmos ingeriram bebida alcoólica.

Fonte: Caetité Notícias

PT: MARIZETE VENCE PRÉVIAS

Após as prévias do Partido dos Trabalhadores – PT, ocorrida nesse domingo (22), os filiados decidiramn que Marizete Pereira é a pré-candidata da sigla para a sucessão municipal. Dos 131 votos, 78 foram favoráveis à ex-deputada estadual, 44 foram para Carlinhos Moura, 7 para Joelma Machado e apenas um voto para Sebastião Mattos. “Parabenizo o PT pela forma democrática na escolha dos pré-candidatos. Espero que todos os petistas marchem juntos nessa caminhada, pois esse é apenas o primeiro passo”, declarou
 Marizete Pereira após a divulgação do resultado.  Fonte: Brumado Agora

domingo, 22 de abril de 2012

Vejam os videos da Visita da TVE em Rio do Pires

TVE EM RIO DO PIRES PARTE 1


TVE EM RIO DO PIRES PARTE 2

Caturama: “Tudo pelos Votos”, de autoria de Dr. Walter, será apresentado no Rio Grande do Sul

A partir desta segunda-feira, 23, a Casa das Artes de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, recebe a mostra, gratuita e aberta ao público, “Revelando os Brasis”, que será exibida na Sala Pública de Cinema, entre 23 a 27 de abril, e 2 a 4 de maio, com uma programação contendo 42 curtas de aproximadamente 15 minutos cada. Ainda segundo o site Olá Serra Gaúcha, os audiovisuais contam com a participação das comunidades, atores e profissionais locais. Os filmes, feitos com roteiros dos próprios moradores, resgatam histórias, crenças, saberes, profissões e cotidiano dos povos.
Dessa forma, Bento Gonçalves disponibilizará parte deste acervo à população de forma gratuita, com o intuito de mostrar um retrato da cultura de recantos espalhados por todo o Brasil. A mostra é uma seleção de curtas produzidos nas edições II e III do projeto.
A Mostra Revelando os Brasis é uma iniciativa da secretaria da Cultura, em parceria com o governo federal, que chega com o objetivo de levar histórias de pequenas cidades brasileiras (até 20 mil habitantes), através da exibição de curtas-metragens patrocinados pelo Ministério da Cultura e co-realizadores.
Entre os 42 curtas escolhidos, “Tudo pelos Votos”, de autoria do médico e vice-prefeito de Caturama, Dr. Walter Brandão, será apresentado no dia 2 de maio, das 20h às 21h na Sala Pública de Cinema do município de Bento Gonçalves.Clique aqui e assista ao curta “Tudo pelos Votos”.
Fonte:Blog do Glauber

sábado, 21 de abril de 2012

COOPERATIVA DE PRODUTORES DE LEITE DE MACAÚBAS FAZ CONVÊNIO COM SECRETARIA DE AGRICULTURA.

João Vaz,  presidente do STR -  Robinson Nunes  e  Pedro Leite do Amaral, presidente da APLB Macaúbas, entre outros...

Encontro na Residência do Presidente do Sindicado dos Produtores Rurais para tratar de assuntos políticos, além  dos citados acima nota-se presenças do presidente do PCdoB Rogério, do Vereador Vá de Lindolfo, José Carlos Novato e dos pre-candidatos a vereador Ricardo Longa e Marcelo Nogueira. Deste encontrou deus-se entendimento e aliamento politico estratégico à adesão do PCdoB ao grupo oposicionista representado por Robinson Nunes.

Aloysio Rebonato, presidente da ACIMAC - Rogério presidente do PCdoB de Macaúbas - Zequinha membro da Cooperativa de Produtores de Leite -   Ricardo Longa  - Arlem Assessor do Dep. Federal Roberto Brito (PP) - Robinso Nunes,  - João Sena, Técnico da CAR de Salvador - José Carlos Novato, ex-gerente da CAR Macaúbas e Branco Coordenador Executivo de Programas Regionais da Bahia.

Encontro informal entre membros da Cooperativa dos Produtores de Leite e Derivados, técnicos e populares - ocasião esta que foi anunciado por representantes da  CAR de Salvador (Companhia de Ação Regional), órgão ligado a Secretaria de Agricultura do Estado, convênio com a Cooperativa que deverá ser beneficiada com repasse de quase R$ 800,000,00 (oitocentos mil reais), recurso este para construção e aparelhamento das instalações do laticínio. Obra que deverá beneficiar centenas de pequenos pecuaristas de Macaúbas e região.  Segundo informações de assessores ligados ao Deputado Federal Roberto Brito (PP), isso só foi possível com o emprenho do Deputado Estadual Fabrício Falcão (PCdoB) junto ao Governo do Estado e do próprio Secretário de Agricultura Eduardo Sales, que deverão está em Macaúbas muito em breve para anunciar novas conquistas pelo grupo politico ligado ao PCdoB, PP e PMDB, representados por: Rogério, Robinson e Neto Nogueira, respectivamente. informações Macaúbas On Off

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Botuporã: Em declaração a site, Dr. Tila confirma pré-candidatura a prefeito

O ex-prefeito de Botuporã, Dr. Tila, anunciou com exclusividade ao site “Focadoemvocê.com” a sua pré-candidatura a prefeito para as eleições 2012. Perguntado se a informação era de fato verídica, Dr. Tila respondeu: “Isto mesmo Luiz Carlos, aceitei mais uma vez o pedido de meu grupo político. Então, coloco meu nome como pré-candidato a prefeito de Botuporã e continuarei lutando por nosso povo com a mesma energia, garra e vontade de sempre em busca do bem comum”. Luiz Carlos, proprietário do  site Focado em Você, complementa: “em junho ocorrem as convenções para escolha dos candidatos. Até lá, o Site continuará mostrando as informações sobre os pré-candidatos, como permite a legislação eleitoral”.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Absurdo na Abertura do Campeonato de Futsal de Rio do Pires

Foi muito engraçado, para não dizer ridículo e tendencioso!  Na abertura do campeonato de futsal de Rio do Pires, que tem a prefeitura como patrocinadora, algo chamou bastante atenção e trouxe mais uma vez a certeza da falta de ética profissional dos líderes que coordenavam o evento.
No momento da entrega dos uniformes e bolas a cada time, uma atitude que incidiu um diferencial maldoso e politiqueiro, adentrada em uma ocasião em que todos os representantes dos times compareceram a mesa organizadora, que também foi composta pelo prefeito e algumas pessoas que vestiam a camisa com o numero 15 despertou bastantes indagações a cerca do ocorrido. O diferencial adveio quando a equipe organizadora retirou de todos os jogos as camisas que traziam consigo o número 13. O detalhe é que começou com numero 01 até o 11 e paralisou no numero 15.
Vejam isso Riopirenses e presenciem um ato de ausência de respeito e igualdade com pessoas que somente causam incômodos por discordarem de uma Administração que nunca visou o povo como um todo e o fato mencionado é mais uma prova do que está sendo assegurado, não suportando inclusive ver numa quadra MUNICIPAL o número que representa um adversário político.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ELEIÇÕES 2012: FREDINHO DEFENDE PRÉVIAS E CANDIDATURA PRÓPRIA DO PT

Em entrevista ao Brumado Agora o Secretário-Geral do PT de Brumado, Fredinho, explicou sobre o método que o partido adotou para escolher seu pré-candidato, afirmando que “temos seguido regimentalmente os procedimentos para definição da tática eleitoral de 2012, que apontaram por uma candidatura própria, foi essa a decisão de nosso conjunto de filiados. A divergência que existe é na questão do nome que devemos apresentar, por isso teremos a votação do próximo domingo, por conta das quatro pré-candidaturas registradas”. Ainda sobre o método das prévias para escolha de candidatura, inédito em Brumado, Fredinho disse que é “natural” no PT. “O Estatuto tem essa disposição desde a criação do partido. Lula, pra ser candidato em 2002, disputou uma eleição interna, as prévias, com o Senador Eduardo Suplicy. É que no PT é assim mesmo, tem debate, tem dissenso, pra discutir a melhor posição e depois marchar unido. Partido que não tem essa prática é sectário, cartorial. E no PT, as questões centrais de nossa atuação são decididas pela maioria dos filiados”. Sobre o tabuleiro político de Brumado e as recentes movimentações na base do Prefeito Eduardo Vasconcelos (sem partido) e no grupo formado pelo deputado João Bonfim (PDT), médico Marlúcio Abreu (PP) e empresário Vanderlito Souza (PcdoB), Fredinho disse que o PT está observando o cenário, mas não é hora de descartar ou firmar acordos. “Nosso momento é de resolver a questão interna.

Após o dia 22 é que vamos discutir composição de chapas, também consultando o Partido, não é por decisão dos candidatos. Qualquer conversa em outro sentido é pura especulação e tentativa de desestabilizar o PT local e a pré-candidatura que teremos. Temos tudo para estar à frente da Prefeitura a partir de 2013.” Encerrando, o petista demonstrou ânimo com a pré-candidatura que está apoiando, do auditor fiscal Luís Carlos Moura Matos (Carlinhos Moura). “Estamos confiantes em nosso trabalho. Nossa proposta de renovação da política e fortalecimento partidário tem sido muito bem recebida pelos companheiros do Partido dos Trabalhadores, que se sentem animados e engajados em acompanhar o companheiro Carlinhos”, finalizou Fredinho.

Fonte: Brumado Agora

SAMU de Paramirim presta contas à população

Com o objetivo de apresentar um balanço das atividades realizadas em 2011, bem como demonstrar o índice de resolutividade da rede hospitalar do município, a equipe do Serviço Médico de Urgência (SAMU 192), de Paramirim, realizou um evento no auditório da Câmara de Vereadores. O evento teve também como objetivo pontuar as urgências do município, sinalizando os tipos de atendimentos mais comuns, bem como sensibilizar as autoridades para que viabilizem medidas que atenuem os acidentes em vias públicas.
Segundo o Jornal Tribuna do Sertão, a abertura do evento foi feito pela Enfermeira Paula Silva, que falou sobre o histórico da implantação da Rede SAMU 192 no Brasil. Segundo ela, vários fatores contribuíram para a implantação, a exemplo do aumento da demanda, a insuficiente estruturação da rede assistencial e até mesmo a grande extensão territorial do país. Hoje, o SAMU está presente em 1.627 municípios brasileiros e aproximadamente 112 milhões de pessoas podem contar com o serviço. Na Bahia, o SAMU começou a ser implantado em 2003, em 10 municípios, mas a meta do Ministério da Saúde é ter 100% de cobertura até o final de 2014.
Falando em seguida, a Coordenadora do Serviço em Paramirim, Cleide Lima Santos falou sobre a missão do SAMU 192, bem como sobre as metas para 2012. Segundo ela, o SAMU tem como missão principal diminuir o intervalo terapêutico para os pacientes vítimas de trauma e urgências clínicas, possibilitando maiores chances de sobrevida, diminuição de sequelas e garantir a continuidade do tratamento encaminhando os pacientes nos diferentes serviços de saúde de acordo com a complexidade de cada caso.
Sobre as metas para 2012, Cleide Lima destacou algumas, a exemplo de dar orientação sobre primeiros socorros nas escolas, realizar palestras para a população, firmar parcerias com a rede de atenção básica e promover a educação continuada de toda a equipe.
Já a enfermeira Marinalva Silva apresentou os gráficos, que foram a base de todo o trabalho de pesquisa e de atendimentos de emergência pré-hospitalar.
Ainda segundo o Tribuna, o SAMU 192, em Paramirim, conta com uma equipe formada por seis condutores, cinco técnicos em enfermagem, cinco enfermeiros, sete médicos e uma coordenadora. A Unidade de Suporte Básico atende uma população estimada em 40 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Paramirim, Caturama e Érico Cardoso. Já a Unidade de Suporte Avançado atende uma população estimada em 63 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Paramirim, Rio do Pires, Caturama, Érico Cardoso e Botuporã. Informações Blog do Glauber

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Seca na Bahia: 'Medidas do governo amenizam, mas só chuva pode resolver', admite secretário

O chefe estadual da Casa Civil, Rui Costa (PT), classificou como “muito dramática” a situação da seca na Bahia, onde 200 municípios decretaram estado de emergência e 84 cidades encontram-se em situação de pré-colapso de abastecimento. Diante do panorama crítico, Costa pediu à população para redobrar os cuidados no uso da água, tema de uma campanha que será lançada pelo governo baiano nos próximos dias. “Nunca é demais pedir a todos, seja em Salvador ou em qualquer região do estado, que use mais do que nunca a água de forma racional. Precisamos poupar porque estamos enfrentando uma estiagem muito prolongada”, apelou nesta segunda-feira (16), em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rede Tudo FM 102.5. O problema, que atinge principalmente a região da Chapada e do semiárido baiano, também pode chegar à capital, abastecida pelo Rio Paraguaçu e pela barragem da Pedra do Cavalo, onde a geração de energia pode ser suspensa para evitar o risco de desabastecimento na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Durante o bate-papo com o jornalista Samuel Celestino, o secretário elencou algumas medidas tomadas pelo governo para evitar o agravamento da situação, entre elas a contratação de carros-pipa, a distribuição de alimentos e 130 mil cestas básicas, a inauguração de poços artesianos para fornecimento de água para animais, a instalação de cisternas de plástico, além da realização de obras de infraestrutura hídrica, através da assinatura de convênio com o governo federal para instalação de 230 sistemas simplificados. Já nas regiões de Irecê e Guanambi serão necessárias “obras mais pesadas, estruturantes”, segundo Costa, para que os municípios passem a contar com a água do Rio São Francisco. Em Irecê, por exemplo, a barragem conta com apenas 8% do reservatório e foi preciso cortar a água para irrigação. O mesmo ocorre em Vitória da Conquista, onde a retirada de água dos mananciais para agricultura e irrigação foi interrompida “devido ao nível muito baixo dos reservatórios”. Apesar dos esforços, o chefe da Casa Civil admite que as medidas de combate à seca e as articulações do governador Jaques Wagner para conseguir novos recursos do governo federal não solucionam o problema. “As medidas do governo fazem apenas amenizar, mas só uma chuva mais forte pode, de fato, resolver o problema a curto prazo”, concluiu.
Fonte: Bahia Notícias

POLÍTICA: APÓS REJEIÇÃO DO PT PELO GRUPO SITUACIONISTA, PARTIDO LANÇA CANDIDATURA PRÓPRIA.

Realizada neste sábado, 14, reunião do Partido dos Trabalhadores de Macaúbas, com a presença do empresário José Roberto Azevedo - retomando seu posto no PT e movimentando-se politicamente. Nesta reunião  ficou decidido que o partido terá candidatura própria no próximo pleito, podendo encabeçar a chapa o empresário José Roberto ou  Gilbertino, cogitado por alumas semanas atrás como um dos pre-candidatos a vice-prefeito na composição da chapa do grupo situacionista, mas a aliança não foi consolidada pela recusa do seu nome e consequentemente o do Partido; como isso, iniciou-se uma série de reuniões do PT, até chegarem ao consenso de lançar candidatura própria. Segundo informações de diretores do PT, o partido deverá buscar alianças com outras agremiações políticas para dar sustentação a "terceira via" comentada no Face Book de Gilbertinho. Indagado por Macaúbas On Off, em conversa por telefone com um dos diretores do PT, sobre uma possível "volta" e se tinha ainda "conversa" como o grupo situacionista? Em resposta o militante petista disse: "só se for para encabeçar a chapa majoritária"... Se assim for restará para o grupo da atual gestão a indicação da vice - e quem seria o vice? Hoje visto como um dos maiores problemas dos situacionistas... 
Há pouco menos de seis meses para as eleições, mais ou menos o período das "novelas globais", entretanto; o "término" desta novela não será no "fim", pois decisões deverão ser tomadas "antes do fim", respeitando os prazos eleitorais que não têm represe no sábado! Há quem já leu os "scripts" desta novela e já divulga os últimos capítulos em off!
Fonte: Macaúbas On Off

sábado, 14 de abril de 2012

TVE mostrará a cultura de Rio do Pires

A equipe da TVE Bahia, com programação Bahia de Todos os Cantos, em visita ao território de identidade Bacia do Vale do Paramirim.  Vai estar em Rio do Pires, nos dias 17 e 18 de abril 2012, gravando sobre o que é Cultura, com os seguintes temas:
- Turismo – Mostrar pontos turísticos do Rio da Caixa, manhã de terça feira (17/04)
- Historia de Santa Maria do Ouro – Em Ibiajara, na tarde de terça feira (17/04)
- Festa de São Pedro – Com Quadrilhas, Comidas Típicas e Forró na noite de quarta feira(18/04 )
- Encontro de Grupos de Reisados – na tarde de quarta feira (18/04 )
- Contadores de piadas – Na manhã de quarta feira (18/04)

GOVERNO PROPÕE SALÁRIO DE R$ 667,75 PARA 2013

A proposta do governo para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013, que está sendo enviada nesta sexta-feira (13) pelo Ministério do Planejamento ao Congresso Nacional, contempla um reajuste do salário mínimo dos atuais R$ 622 para R$ 667,75 a partir de janeiro do próximo ano, com pagamento em fevereiro. O salário mínimo serve de referência para o salário de 47 milhões de trabalhadores no país. O percentual de correção do salário mínimo, pela proposta do governo, será de 7,35% no próximo ano. Esse valor proposto para o salário mínimo em 2013, entretanto, ainda pode ser alterado no futuro, com base nos parâmetros estabelecidos para sua correção (crescimento do PIB do ano de 2011 e da inflação, medida pelo INPC, deste ano). No ano passado, o PIB cresceu 2,7% e, para a inflação medida pelo INPC, a previsão inicial do governo é de 4,5% para este ano. Para 2014 e 2015, respectivamente, a estimativa do governo para o salário mínimo é de R$ 729,20 e de R$ 803,93, respectivamente. Informações G1.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

FAMÍLIAS FICARAM REFÉNS EM BRUMADO

A Polícia Militar de Brumado prendeu, na noite de ontem, quarta-feira (11), dois homens – Valdilson de Souza (25 anos) e Willian Canguçu Dias (21 anos) – por terem assaltado uma panificadora na cidade, localizada na Rua Porto Velho, Bairro Baraúnas. Além do assalto, os bandidos também fizeram o proprietário do local e sua família reféns. Ambos assaltantes estavam com os rostos cobertos durante o assalto e entraram na padaria pela porta lateral, quando o comércio já estava fechado. Entretanto, o dono ainda estava lá, sendo então agredido com chutes na cabeça. Os bandidos pediram todo o dinheiro da caixa registradora, mas como acharam pouco, exigiram que fossem levados ao cofre, o qual continham 3 mil reais. O pai do dono da panificadora por morar em frente ao lugar pôde perceber a ação dos assaltantes e acionou a polícia. Assim que os policiais militares chegaram ao local foram recebidos com tiros pelos bandidos, que começaram uma fuga pulando muros de várias casas. Por conta dessa situação, os policiais pediram reforço, vindo duas guarnições para realizar as buscas.

Em uma das casas invadidas, os bandidos fizeram novamente pessoas de refém, fugindo mais uma vez. Fazendo buscas nas casas próximas à padaria, policiais do Pelotão Especial Tático Operacional (PETO) identificaram uma que estava muito silenciosa e suspeitaram que os assaltantes pudessem estar lá. Ao entrar na residência encontraram os dois bandidos debaixo de um carro, prendendo-os logo em seguida. Valdilson de Souza e Willian Canguçu Dias foram encaminhados para a 20ª Coorpin e todo o dinheiro do assalto foi recuperado, assim como a arma utilizada foi apreendida. Na manhã de hoje, 12, os policiais encontraram uma moto que seria usada pelos bandidos durante a fuga.

Fonte: Brumado Agora

CARNE CLANDESTINA É APREENDIDA

Por ser procedente de abate clandestino, cerca de 1500 kg de carne foram apreendidos na última quarta-feira (11) antes de serem levados para as cidades de Tanhaçu, Barra da Estiva e Contendas do Sincorá. O Ministério Público recebeu a denúncia e solicitou a apreensão, a qual foi feita pela Coordenadoria Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) de Vitória da Conquista, sob a coordenação de Jardel Xavier. A ADAB de Brumado também esteve presente, sendo representada pelo agrônomo Márdio Davi Alves, acompanhado ainda do veterinário do Serviço de Inspeção Estadual da ADAB, Paulo Flores, e de policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado (CIPM). De acordo com o veterinário, a carne era realmente clandestina e também não tinha nota fiscal nem o certificado de inspeção sanitária. Toda a carne recebeu produtos químicos para poder ser incinerada.
Fonte: Brumado Agora

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cobertura das eleições 2012: Fabrício confirma apoio do PCdoB a Robinho em Macaúbas

No mesmo dia (8) em que José João Pereira (PSB), o Zezinho, pré-candidato a prefeito de Macaúbas, participava de um evento no povoado de Lagoa Clara, o deputado estadual Jean Fabrício (PCdoB) esteve no município para confirmar o seu apoio e o do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) à pré-candidatura a prefeito do empresário Róbinson Nunes (PP), o Robinho. Ainda segundo as informações do Brumado Notícias, Jean Fabrício participou da tradicional Lavagem dos Bares na cidade e, após ter sido recepcionado pelo grupo político oposicionista, fez o anúncio oficial do apoio a Robinho. “Estamos aqui em uma lavagem que, além do lazer, possui um simbolismo muito grande, no que diz respeito a lavar as coisas ruins. E é justamente isto que Macaúbas está precisando este ano. Por isso estamos aqui para assegurar apoio irrestrito do PCdoB a Robinho, que é um empresário vencedor e que se preocupa com os destinos da sua Terra”, afirmou o deputado.
Fonte: Blog do Glauber

terça-feira, 10 de abril de 2012

Caturama: Prefeito Hugo participa de evento

Um movimento ocorrido no mercado municipal de Rio do Pires contou com a presença do prefeito de Caturama, Hugo Mendonça. Além de Hugo, seu grupo político compareceu em massa, dando uma demonstração (percebe-se isso pelas fotos) de que a política naquele município “começa a esquentar”. O prefeito foi carregado pelo povo. Filas de carros e motos se formaram. Segundo Antonio Leão, secretário de Administração de Caturama, “a Polícia Militar informou que foram mais de 400 carros, 900 motos e 20 ônibus”.

Fonte: Blog do Glauber

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ministério duplica distribuição de alimentos

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) ampliou de 1,5 mil para 3 mil toneladas a quantidade de alimentos que será distribuída nos municípios afetados pela seca na Bahia. A população receberá agora 2 mil toneladas de feijão, mil toneladas de arroz, além de 1 milhão de litros de suco de laranja. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do MDS, Rômulo Paes, durante reunião com o secretário da Casa Civil do Estado, Rui Costa, nesta quinta-feira (5), em Brasília.
Presente na reunião, a diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do MDS, Denise Reif Kroeff, garantiu também a distribuição de 5 mil cestas básicas, que serão repassadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Governo da Bahia ficará responsável pelo transporte e distribuição dos produtos, que será feita imediatamente, levando em conta a gravidade da situação
Fonte: Casa Civil

João Durval critica Maria Luiza: 'A outra realmente atrapalhava'

Em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, o senador João Durval (PDT) falou sobre o seu filho, o prefeito de Salvador, João Henrique (PP), e criticou a antiga atuação da ex-primeira- dama, a deputada estadual Maria Luiza (PSD), junto à administração municipal. Segundo o pedetista, a deputada atrapalhava a gestão de João Henrique. “Ela tinha satisfação em dar as ordens em secretários, arranjava um cidadão lá para ser secretário de João Henrique contra a vontade dele. Ela machucou um bocado João Henrique”, afirmou Durval. O senador opinou ainda que o alcaide retomou o controle da administração. “Você conversa com ele e percebe claramente que ele está com o controle da situação, com pulso firme. Uma coisa que João já quase não fazia era sorrir. Agora, não. Você encontra João em qualquer momento e ele está sorrindo. A outra (Maria Luiza) realmente atrapalhava”, declarou.
Fonte: Bahia Notícias

sábado, 7 de abril de 2012

Tragedia em Santa Maria da Vitória

 Aconteceu uma tragedia nesta Sexta-feira santa 06/04/2012, em Santa Maria da Vitória, por volta das 2 horas da manhã o Sr. Edmílson dos  Santos Correia, Filho de Januário dos Santos Correia e D. Arlinda da conceição Correia, Foi atropelado por um carro ainda não identificado, na viagem dos familiares vindos de Goiânia para o velório em santa Maria da vitoria, estava chovendo muito e o motorista do Astra  derrapou em uma curva  perdeu  o controle do veiculo e bateu em uma pick up próximo ao posto policial de Formosa-GO. E faleceram: Suely de Conceição Correia Vilas Boas e Edna da Conceição Correia, filhas de Januário Correia, e Wesley Correia Vilas Boas, neto de Januário correia, todos estava no mesmo veiculo, estiveram presente no velório amigos e familiares de Rio do Pires , o corpo esta sendo velado em sua residente na Rua Santa Barbara, nº 306, Alto do Cruzeiro, em Santa Maria da Vitoria BA. e serão sepultados em São Manoel de Cima no Município de Jaborandi, onde nasceram. Amanhã (domingo de páscoa) as 09:00hs. Da manhã. 

Pré-candidatos a vereador devem se desligar de cargos até este sábado

Magistrados, defensores públicos, secretários estaduais e municipais que pretendem concorrer ao cargo de vereador nas eleições de outubro deste ano devem deixar das funções até este sábado (7), segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A exigência também vale para governadores que, eventualmente, queiram concorrer à prefeitura. A norma diz que o desligamento do cargo deve ocorrer seis meses antes da eleição, sob pena de que o futuro candidato seja declarado inelegível. Para os futuros candidatos à prefeituras, o prazo limite é de quatro meses antes do pleito, neste ano, será o dia 7 de junho. Nessa regra, se enquadram ministros de Estado, membros do Ministério Público, militares, os que ocupam a presidência, a diretoria ou a superintendência de autarquia ou empresa pública. Chefes de órgãos de assessoramento direto, civil e militar da Presidência da República e dirigentes sindicais também precisam interromper as funções.

Fonte: Bahia Notícias

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Rio do Pires previsão de chuva dia 15/04/2012

Segundo instituto de pesquisa Clima tempo no dia 15 de abril poderá ter Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

 Fonte Clima Tempo 

Contradições da Energia Limpa: Empresas de Energia Eólica ameaçam camponeses em Caetité e região.

Como se não bastasse a contaminação provocada pelas Indústrias Nucleares Brasileiras, outra empresa se apropria de terras em Caetité, derruba cercas e faz demolição de casas de famílias proprietárias e posseiras na comunidade de Caldeiras. As imagens são contundentes e revoltantes. TP.

A produção de energia eólica tida como uma matriz limpa começa a mostrar seus primeiros sinais de sujeira no município de Caetité, sudoeste do estado da Bahia. O que era especulação quanto ao potencial eólico da região e a chegada de grandes empresas do setor começa a se concretizar desencadeando problemas e conflitos.

São grandes empresas, principalmente oriundas da região Sul e Sudeste do País, a exemplo da Polimix, Atlantic, EPP e outras que iniciam todo trabalho de pesquisa e especulação de propriedades rurais convencendo trabalhadores camponeses a aceitarem os contratos de arrendamento de suas terras para implantação de torres para geração de energia. Tal fato tem gerado um desconforto junto às famílias que tem resistido em não assinar os contratos ao tempo que começam a ter suas posses ameaçadas e terras de uso comum sendo apropriadas pelas empresas. Tem sido assim nas comunidades Malhada de Maniaçu, João Barroca, Lagoa do Mato.

O caso mais emblemático e recente é o da comunidade de Caldeiras, onde proprietários e posseiros estão sendo pressionados pelas empresas Atlantic e Polimix. A primeira empresa havia feito os contratos de arrendamentos com os posseiros e proprietários, que compraram as suas posses de Newton Oliveira Barros e Lelia Regina Cardoso Vilasboas Barros. Passados mais de 20 anos da compra, os filhos do antigo proprietário venderam pela segunda a vez a área. Agora para a empresa POLIMIX, que imediatamente entrou com um pedido de reintegração de posse, sendo expedido pelo juiz da comarca local, que de maneira imediata fez cumprir o mandado derrubando mais de 3800 metros de cercas dos posseiros e as casas de moradia dos mesmos.

De maneira imediata, os posseiros buscaram apoio junto a CPT, Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR e Paróquia de Caetité, que através de um diálogo com a Promotoria Pública e o juiz, conseguiram que a liminar expedida fosse revogada dando direito aos posseiros retomarem suas atividades normais na área. Porém, um fato ainda intriga: as casas e cercas foram derrubadas, de quem será a responsabilidade de reerguê-las? Quem assumirá os prejuízos e danos? E os danos materiais e psicológicos que tal ação ocasionou?

Caldeiras não é a primeira comunidade onde as famílias têm seu território ameaçado. Tem sido assim também na comunidade de Contendas, Malhada, Lagoa do Mato todas na região de Maniaçu. Essas são algumas das contradições de um modelo energético que diz ser limpo. Contudo, a forma como tem chegado e o capital a quem irá servir a torna mais suja que qualquer outra matriz.


Fonte: Portal do Mar

Municípios baianos atingidos pela seca receberão 3 toneladas de alimentos

Os municípios baianos atingidos pela seca receberão ajuda duplicada do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que ampliou para 3 toneladas a quantidade de alimentos distribuídos para a população. Anteriormente, estava prevista 1,5 tonelada de feijão e arroz. Além dos alimentos, a população receberá 1 milhão de litros de suco de laranja. Os novos números foram anunciados pelo ministro Rômulo Paes nesta quinta-feira (5), em reunião com o secretário da Casa Civil do Estado, Rui Costa, em Brasília. A diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do ministério, Denise Reif Kroeff, informou que cinco mil cestas básicas deverão ser distribuídas nas cidades. Os produtos serão repassados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o governo estadual ficará responsável pelo transporte e distribuição. Informações do jornal Correio.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

2012: MARIZETE OFICIALIZA PRÉ-CANDIDATURA

Na manhã desta quarta-feira, 04, a ex-deputada estadual Marizete Pereira (PT) oficializou a sua pré-candidatura, para concorrer ao executivo brumadense, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Cabe lembrar, que a Deputada não compareceu a entrega oficial do documento de oficialização, que foi realizada pelo vereador José Ribeiro Neves (PT) com a presença de diversos seguidores da ex-deputada , na sede do partido. O prazo para os interessados em concorrer ao cargo pelo Partido dos Trabalhadores se encerrou hoje, dia 04 de abril.
Fonte: Brumado Agora

Governo federal libera R$ 20 milhões para ações de combate à seca na Bahia

O Governo da Bahia conseguiu do Ministério da Integração Nacional a liberação de recurso complementar no valor de R$ 20 milhões para as ações de combate à seca no estado. O repasse será dividido entre o governo estadual (R$ 10 milhões) e os municípios atingidos pela estiagem (R$10 milhões). Cada prefeitura receberá cerca de R$ 50 mil.

Os recursos foram confirmados pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, em reunião com o ministro Fernando Bezerra nesta quarta-feira (4), em Brasília, e serão aplicados em ações emergenciais de combate à seca. “Nossa situação é crítica. Essa estiagem pode ser a pior dos últimos 40 anos. Já temos áreas urbanas convivendo com racionamento de água”, afirmou o secretário.

Outro pleito do Governo do Estado apresentado pelo chefe da Casa Civil foi a ampliação de recursos para a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água na zona rural dos municípios afetados.

Fonte: Secom Bahia

terça-feira, 3 de abril de 2012

Secretários estaduais discutem projetos prioritários para a Copa 2014

A validação dos projetos prioritários que serão implantados em Salvador até a Copa de 2014, que têm investimento previsto de R$ 3,8 bilhões, foi a pauta da reunião do Comitê Gestor do evento, realizada na manhã desta terça-feira (3), na Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb). Participaram os secretários estaduais Rui Costa (Casa Civil), Ney Campello (Secopa), Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano), Sérgio Gabrielli (Planejamento), Domingos Leonelli (Turismo) e Maurício Barbosa (Segurança Pública).

Os projetos incluem a construção da Arena Fonte Nova e qualificação do entorno (R$ 650,7 mi), melhoria da mobilidade urbana e acessibilidade (R$ 1,64 bi), requalificação e infraestrutura turística (R$ 437,5 mi), qualificação profissional dos atores envolvidos (R$ 98,5 mi), fortalecimento da cultura local (R$ 110 mi), infraestrutura digital (R$ 3 mi), segurança pública (R$ 524,7 mi), requalificação da rede hospitalar (R$ 210,1 mi) e legados sociais (R$ 170,1 mi).

A Arena Fonte Nova já está com 55% das obras concluídas. O Aeroporto Internacional de Salvador passará por uma reforma e ampliação, com um investimento de R$ 64,3 milhões e previsão de entrega para julho de 2013. Já o Porto terá investimento de R$ 30,2 milhões, com as obras licitadas e previsão de entrega para julho de 2013.

Fonte e Foto: Casa Civil Bahia

LIVRAMENTO: CAPITÃ LEILA NO COMANDO DA 46ª CIPM

Na tarde desta terça-feira (03), a 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, estará sob o comando de uma mulher, a capitã Leila Silva, que assumirá interinamente o cargo em razão da ausência do comandante e subcomandante. A comandante interina comandará um efetivo de 130 soldados. Leila já atou em Brumado, onde desenvolveu vários trabalhos nas escolas de bairros periféricos, aproximando a polícia das comunidades carentes. Durante este período, a capitã também coordenou o Proerd. Em entrevista ao Brumado Notícias, Leila declarou que no próximo ano pretende mobilizar as prefeituras circunvizinhas a Livramento, a fim de retornar com o projeto na região, onde há a expectativa de formar cerca de 400 alunos.
Fonte: Brumado Notícias

MAÇONARIA: EVENTO DE INICIAÇÃO

No último sábado (31), a Loja Maçônica Manoel Carvalho do Oriente, de Brumado, realizou mais uma sessão magna de iniciação, durante a qual cinco novos maçons foram iniciados na ordem maçônica. Na cerimônia, estiveram presentes o eminente Grão Mestre Estadual, Sílvio Cardin, e sua comitiva de Salvador, além das demais lojas maçônicas da região sudoeste. Os membros da Loja, Wladimir Neves, Alessandro Silva e José Gama também participaram da solenidade.


Fonte: Brumado Notícias

Empresário inubiense sofre acidente próximo a saída da cidade

Neste domingo (01), por volta das 21h, um acidente sem vítimas aconteceu próximo a saída de Inúbia, na estrada que liga o distrito a Piatã. Segundo relatos de pessoas que estiveram com o motorista o mesmo conta que na curva perdeu o controle do veículo e acabou capotando.

O carro de cor prata, placa EKL-4525 - São Paulo pertence a um empresário inubiense que reside em São Paulo e estava retornando ao Estado paulista quando ocorreu o fato.
Nossa reportagem chegou minutos depois e pode registrar.   Fonte: Portal Inubia

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Eleições 2012: Bacia do Paramirim entre as regiões estratégicas do PT


Dos cinquenta municípios onde os deputados petistas Waldenor Periera (Federal) e Zé Raimundo Fontes (Estadual), em pelo menos trinta e três apresentarão candidaturas próprias às prefeituras municipais. Em entrevista ao Blog do Anderson nesse sábado (31), Waldendor voltou a reafirmar que em pelo menos quinze cidades as chances são reais nessas eleições de outubro.
“Olha nós estramos trabalhando, eu e o deputado Zé Raimundo Fomos de forma conjunta, em cinquenta municípios, das regiões Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco e Bacia do Paramirim, são as regiões de maior atuação dos nossos mandatos. Desses Cinquenta municípios nós vamos apresentar candidatura própria do Partido dos Trabalhadores em trinta e três municípios. Temos ainda seis municípios indecisos, ainda em processo de articulação de entendimentos, e oito municípios nós vamos apresentar candidatura a vice-prefeitos. Então a nossa expectativa é que desses trinta e três, e até no máximo trinta e seis municípios que vamos participar do pleito eleitoral com candidatura própria nossa expectativa de fato é de chegarmos a eleger quinze prefeituras, prefeitos ou prefeitas. E, portanto, se alcançarmos essa marca, será uma marca expressiva, extraordinária, que poderíamos até assim destacar, pois o Partido dos Trabalhadores está trabalhando com a expectativa de eleger em torno de cem prefeitos, se nós conseguirmos eleger entre dez e quinze terá um marca muito importante para os nossos mandatos. Essa é a nossa expectativa e estamos trabalhando com esse planejamento, e tendo em vista a apresentação de trinta e três e até trinta e seis candidaturas plenamente viável, possível, que possamos alcançar essa marca nas eleições de 2012”, disse Waldenor.
Fonte : Blog.do Glauber

TARIFA DE ÁGUA SUBIRÁ 12,89% NA BAHIA EM MAIO

A tarifa de água e esgoto na Bahia sofrerá um reajuste de 12,89% a partir do dia 1º de maio, segundo resolução da Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico da Bahia (Coresab), publicada no Diário Oficial do Estado neste final de semana. O documento definiu em 7,583% o valor médio de correção da tarifa praticada pela Embasa no estado, com base no comportamento inflacionário das despesas da empresa, e autorizou a aplicação do percentual de 5,306%, referente à segunda parcela da revisão tarifária extraordinária de 2011, que leva em conta os compromissos da Embasa para a universalização dos serviços. Com o aumento, a tarifa social passará de R$ 7 para R$ 7,90 por mês, a tarifa residencial intermediária subirá de R$ 13,80 para R$ 15,60 e a tarifa residencial normal ou veraneio passará de R$ 15,65 para R$ 17,65. Informações Bahia Notícias.